sábado, 8 de janeiro de 2011

Ato público em prol da revitalização do Rio Espinharas em Patos-PB


Visando cobrar maior compromisso dos órgãos públicos e conscientizar a população para um maior respeito com o Rio Espinharas de Patos, foi realizada na manhã desta sexta-feira (05), na Praça Getúlio Vargas, um encontro entre alunos de várias escolas, poder público municipal e diversas entidades. Portando cartazes e faixas, levando o ideal de conservação do Rio, estudantes de várias escolas saíram em caminhada até o local. O ato público foi organizado pelo professor Luiz Lima de Aquino, com apoio do Colégio GEO.

Durante o encontro, representantes do poder público municipal receberam documento e projeto de revitalização do rio, solicitando empenho destes, na concretização dos trabalhos.

“O principal propósito da caminhada foi sensibilizar a população para a atual situação do Rio Espinharas. A consciência ecológica dos alunos já existe, o que falta é um maior comprometimento das autoridades para juntamente começar a se fazer algo de concreto. O prefeito Nabor Wanderley disse anteriormente que se comprometeria a dar início ao trabalho de revit alização, e que o próximo governo deveria dar continuidade”, afirmou Luiz Aquino – professor de Geografia das escolas GEO e Cristo Rei.


Sebastião dos Santos Lima – secretário do Meio Ambiente, declarou que a Secretaria está disposta a abraçar essa causa juntamente com todas as entidades e instituições presentes no encontro.

Para o professor de Geografia das FIP e coordenador do projeto de revitalização do Rio Espinharas, Osman Batista, o dever da instituição como fonte de pesquisa está sendo feito, promovendo a conscientização da sociedade em torno do tema. Osman ainda destacou que é necessário haver uma correta aplicação da legislação, para que todos possam refletir quando forem usar o rio de forma errada.

A poluição existente hoje no Espinharas tem sido motivo de diversos estudos, inclusive de pesquisadores da UFCG, preocupados com os efeitos negativos ao meio ambiente, decorrentes da falta de consciência da população e descaso das autoridades.

O vereador petista, Edileudo Lucena apresentou na noite desta quinta-feira (04), na Casa Juvenal Lúcio de Sousa, um projeto criando o Dia Municipal do Rio Espinharas. O objetivo é tornar esse dia, 24 de novembro, uma data de luta e ações por parte do governo municipal e sociedade organizada, na revitalização do rio.

Fonte: Patosonline